Pular para o conteúdo principal

Sobre o Templo de Salomão e a necessidade dos crentes se reunirem para cultuar - Perguntas do Retalhos [2]

Post original no Facebook

Esta pergunta foi feita por ocasião da inauguração do Templo de Salomão, da IURD (Veja reportagem aqui: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2014/07/Maior-templo-evangelico-do-Brasil-custou-R-680-mi-a-Igreja-Universal-4563495.html). Confira a resposta atualizada:

Para ser sincero, Deus nunca habitou nem no original, veja lá na cópia! kkkkk

Deus não escolheu morar no templo que o rei Salomão ergueu. O texto fala que Ele santificou este lugar como de adoração ao Seu nome, ficando Ele atento às orações que se fizeram naquele lugar. II Crônicas 7.11-21.

A habitação literal de Deus é os céus: II Crônicas 7.14Salmos 11.4Mateus 6.9Salmos 123.1. A habitação espiritual é no coração ou entre os Seus: Salmos 139.8-12Ageu 2.5Isaías 57.51 Coríntios 3:16Mateus 18:20Êxodo 25.8.

A Bíblia diz que nem os céus comportam a glória de Deus, mas que ainda assim Ele resolveu morar no coração dos crentes. A ideia de que Deus habita em templos é pagã e carnal!

Quanto a este assunto, Estevão argumentou em Atos 7: 

"48 Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
49 O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso?
50 Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?"
Paulo em Atos 17:24 que: "Deus não habita em templos feitos por mãos de homens ".

A questão é tão séria que nem mesmo o local onde nos reunimos poderia ser chamado de templo ou igreja, afinal NÓS somos o templo de Deus (1 Coríntios 3.16) e a igreja é a reunião desses "templos", agora constituídos sacerdotes, por causa de Cristo (Veja 1 Pedro 2) e não um local físico. (Ecclesia do grego: reunião dos chamados). O fazemos por uma questão inferencial.

Não são as quatro paredes "o local sagrado", nós o somos! Pois fomos santificados em Cristo Jesus por meio do Seu sangue, e na reunião de mais de um de nós, lá Ele está (Mateus 18.20).

Deus não tem parte com estes homens gananciosos que enganam em nome do dinheiro e da prosperidade. Crente de verdade aplicaria esses R$680.000.000,00 em benefícios relevantes ao povo e não numa obra que Jesus Cristo já havia dito que seria destruída, como prova de que os homens não conseguem enclausurar Deus em suas paredes e mentes limitadas!

Neste "templo" da Universal, o único deus que provavelmente habita é MAMOM e não Javé! kkkk

Todavia, é sempre bom observar que, de fato, Deus não habita numa construção, mas sim no coração e na reunião dos crentes. E esses crente precisam se reunir em algum lugar. Ter um local de reuniões, uma "igreja" no linguajar popular, não é pecado. Em verdade, esta era uma prática necessária desde os tempos da igreja primitiva, em que os primeiros cristãos se reuniam em casas e posteriormente em lugares de maior espaço, como visto em Atos 20.7. Os relatos dos pais da igreja também evidenciam a mesma questão. 

Assim como é pecaminoso a construção de espaços suntuosos e a afirmação de que Deus só está ali e que sua bênção só será vista neste lugares, também o é de que a reunião de crentes não é santa, que Deus não está lá ou que o modelo correto de igrejas é em células ou no modelo "desigrejado". Os extremos são sempre pecaminosos. 

Nos reunimos porque é na união do povo de Deus que está a presença do Senhor e a Sua bênção à Igreja, Seu meio de graça para os eleitos (Sl 133). Desde Atos 2, a manifestação do Senhor tem sido sensível ao Seu povo quando este está unido, em reunião. A ideia e aplicação do "Corpo de Cristo" em 1 Coríntios 12 seria impossível sem reuniões constantes dos crentes desde os primórdios, bem como a utilização dos dons do Espírito Santo em serviço mútuo e a afirmação de que separadamente somos membros, e Igreja, quando estamos juntos (1 Co 12.27). 

Foi da vontade e providência divina que nos tornássemos um grupo de salvos que se reunisse num local em particular para celebrarmos e nos edificarmos mutuamente, e assim será até a sua volta, quando vier buscar Sua Igreja, aquela pela qual Ele amou (Efésios 5.25) e comprou com Seu próprio sangue (Atos 20.28). 

Portanto, à despeito das heresias levantadas por falsos profetas, sigamos as Escrituras, não deixemos de congregar, como é costume de alguns (Hebreus 10.25). Sejamos 'Igreja', reunidos com outros pecadores que professam o nome do Senhor e clamam sua presença transformadora e Seu retorno triunfal. Maranata! 

Soli Deo Gloria.


Ainda tem questionamentos? Envie sua pergunta por comentário, na página do face ou pelo Ask (Anônimo). Disponha! 


Mais acessados

Entrevista com Pr. Wilson Porte Jr. [VÍDEO]

Nesta entrevista com o Wilson Porte Jr., realizada no 2º Fórum de Cosmovisão Cristã Sul-Baiano, o pastor fala sobre sexualidade cristã, homossexualismo, ideologia de gênero, a "eisegese gay", que reinterpreta textos bíblicos para torna-los favoráveis à sua agenda e como a igreja deve relacionar-se e tratar aqueles que se encontram tentados por pecados de ordem sexual. Wilson Porte Jr é escritor, professor de teologia e ministro de confissão religiosa servindo há 10 anos a Igreja Batista Liberdade, em Araraquara-SP.

Acesse a página do Pr. Wilson Porte:http://wilsonporte.org/



DEUS PRESERVARÁ OS MEUS INIMIGOS PARA QUE VEJAM A MINHA VITÓRIA! (?)

Bem... Não é o que diz a Bíblia! Está "na moda" seja em músicas tidas como gospel ou naquelas cantadas por grandes pensadoras contemporâneas, a afirmação de que Deus conservará a vida dos nossos inimigos para que eles vejam a nossa vitória, como se esse fosse o único objetivo da criação e preservação daquela vida.




Porém, nas Escrituras, é claramente perceptível a razão pela qual Deus cria o indivíduo. E eu sinto (sic) em dizer que não é para ser um contemplador de conquistas egoísticas alheias ou para ser um invejoso de triunfos outros. A razão é a glória do próprio Deus, como está em Isaías 43.6-7. Ademais, vemos impresso na revelação que esta é, na verdade, a razão de TODAS as coisas. Ele é tão preciosista com Sua glória que até mesmo suas promessas são feitas por amor do Seu Nome, como registra Isaías 48.9-11.

Por este motivo, Deus cria, sustenta, preserva, destrói, salva... Tudo. Absolutamente tudo para o louvor da sua gloriosa vontade soberana: (Efésios 1.4-6; Jeremias 1…

Retalhos recomenda: Projeto Sola

Retalhos Teológicos recomenda: Projeto Sola.
O Projeto Sola é um "folk-duo" formado por Guilherme Andrade e Guilherme Iamarino, de Minas e São Paulo respectivamente. As canções são baseadas na fé reformada e têm como pilares as Cinco Solas da Reforma Protestante. Tudo começou quando os dois se conheceram, em 2013. Os dois tinham bandas separadas, mas se conheceram quando foram tocar em um evento. “A gente começou a conversar via internet e o Gui se manifestou propondo que a gente fizesse alguma música juntos, compuséssemos alguma música juntos ou fizéssemos alguma coisas que desse para a gente tocar ao vivo”, diz o Guilherme Andrade (Confira o vídeo abaixo).

Depois nós entramos na mesma faculdade e começamos a nos ver ver periodicamente, em 2014. ele me mostrou ‘Redenção’, uma das músicas do EP e eu gostei da canção. Tinha algumas músicas também nessa pegada e decidimos gravá-las”, conta.
A banda tem forte influência de sons como I Am They e Mumford and Sons, principalmente…

Retalhos no YouTube